Edgard Gordilho
contato
tel (21) 3327-8485 e 3264-8485
cel (21) 9-9756-6861
gordilho@gordilho.com
Projetos de música aprovados nas Leis de Incentivo à Cultura do MinC Rouanet e do ISS Rio de Janeiro

Choro na Praça

Pronac - 180740

ISS RJ - WEC 25/01/2018


Shows realizados em praças públicas diferentes do município do Rio de Janeiro, gratuitos e abertos ao público em geral. O sexteto Choro na Praça apresentará a história do Choro - berço da música popular brasileira - desde o seu surgimento em meados do século XIX até seus expoentes mais contemporâneos.

Objetivos
Divulgar e manter a memória do Choro, o mais genuíno gênero musical brasileiro, com a realização de uma série de shows gratuitos e itinerantes. Com o título de “Projeto Choro na Praça - O Choro de Calado a Altamiro”, o espetáculo apresentará as principais obras dos maiores expoentes do Choro como os precursores Joaquim Calado, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth; os formadores Pixinguinha, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim; até os contemporâneos Severino Araújo e Altamiro Carrilho.

Mais informações . Vídeos

Música Erudita nas Escolas

Pronac - 181173

ISS RJ - WEC 73/01/2018



Apresentações didáticas de música erudita nas escolas públicas gratuitas para adolescentes. Serão executadas composições de Bach, Handel, Debussy, Mozart, Villa-Lobos, Saint Saens, Ravel etc. com um dueto de flauta e piano (teclado).

Objetivos
Divulgar a música erudita para juventude carente deste tipo de repertório visando formação e desenvolvimento musical com a realização apresentações gratuitas em escolas públicas do Rio de Janeiro. Nos dias de hoje a juventude das comunidades carentes é bombardeada com “musica” de baixíssima qualidade e a nossa finalidade é apresentar composições dos Mestres da Música que tiveram reconhecimento perene e que perduram até os dias de hoje.

Mais informações . Vídeos de música erudita

Bate-papo Musical nas Escolas

ISS RJ - WEC 72/01/2018



Bate-papo musical didático, em escolas públicas do município do Rio de Janeiro, com execução de música ao vivo, exibição de imagens em telão e conversa informal sobre a história da música no Brasil, desde o seu surgimento com a vinda da família real no século XVIII. A palestra busca também mostrar uma relação da história do Brasil com o surgimento da sua música.

Objetivos .
Divulgar para juventude carente deste tipo de repertório, visando formação de platéia e desenvolvimento musical com a realização de apresentações gratuitas para os alunos de escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Mostrar um paralelo entre a história do Brasil e o nascimento da nossa música, resultado da fusão entre a música européia –valsas, polcas etc.-  e dos ritmos africanos, com o surgimento do choro, do samba, e posteriormente da bossa nova.

Mais informações





 

 


 

 

 

 

 

tags projeto música choro erudita nas escolas aprovado nas Leis de Incentivo à Cultura Rouanet MinC ISS RIO de Janeiro

ÍNDICE
I- O Evento / Objetivo Objetivo do Projeto
12 apresentações de musica instrumental choro ao vivo, sábados de manhã, começando às 11 horas com duração de (02) duas horas cada, em praças públicas variadas do Rio de Janeiro pelo grupo CHORO na PRAÇA ®  (flauta, cavaquinho, violão7, violão6 e percussão) O PROJETO CHORO NA PRAÇA ® é uma proposta em marketing cultural, com características de brasilidade, que visa apresentar ao público uma legítima expressão da cultura carioca que é o "choro". Com apresentações itinerantes em praças públicas, os shows serão gratuitos, de maneira didática contando a história do choro ao longo de 100 anos de existência. O objetivo principal é ser um evento informativo que aprimore o gosto musical dos jovens e do público em geral, através da interpretação dos maiores compositores brasileiros do gênero, formando platéia para a música instrumental, divulgando e ensinando de uma forma agradável, interessante e flúida as raízes da boa Música Popular Brasileira.

II- Formato
III- Programação
IV- Promoções Paralelas
V- Mídia Alternativa
VI- Infra-Estrutura
VII- Considerações Finais

I - O EVENTO/OBJETIVO
O PROJETO CHORO NA PRAÇA
®
é uma proposta em marketing cultural, com características de brasilidade, que visa apresentar ao público uma legítima expressão da cultura carioca que é o " choro ". Com apresentações itinerantes em praças públicas, os shows serão gratuitos, de maneira didática contando a história do choro ao longo de 100 anos de existência. O objetivo principal é ser um evento informativo que aprimore o gosto musical dos jovens e do público em geral, através da interpretação dos maiores compositores brasileiros do gênero, formando platéia para a música instrumental, divulgando e ensinando de uma forma agradável, interessante e flúida as raízes da boa Música Popular Brasileira.

II- FORMATO
O CHORO NA PRAÇA
®
está previsto para acontecer durante (12) sábados, em praças públicas do Rio de Janeiro a definir.
1. Praça Serzedelo Correia - Copacabana
2. Praça do Lido - Copacabana
3. Praça Edmundo Bittencourt - Bairro Peixoto
4. Praça Almirante Júlio de Noronha - Leme
5. Praça N. S. da Paz - Ipanema
6. Praça General Osório - Ipanema
7. Parque Garota de Ipanema - Arpoador
8. Praça Antero de Quental - Leblon
9. Praça Santos Dumont - Gávea
10. Parque Guinle - Laranjeiras
11. Praça São Salvador - Flamengo
12. Praça Xavier de Brito - Tijuca
13. Praça Castilhos França (Afonso Pena) - Tijuca
14. Praça Saens Peña - Tijuca
15. Praça Barão de Drumont - Vila Isabel
16. Parque Poeta Manoel Bandeira - Ilha do Governador
17. Praça Afonso Viseu - Alto da Boa Vista
18. Praça Professor José Bernardino - Barra da Tijuca
19. Praça S. Perpétuo ( Praça do Ó ) - Barra da Tijuca
20. Parque Arruda Câmara - Bosque da Barra - Barra da Tijuca
21. Praça do Pontal Tim Maia - Recreio dos Bandeirantes
22. Praça Geysa Boscoli - Anil - Jacarepaguá
23. Praça Barão de Taquara - Praça Seca
24. Praça XV de Novembro - Marechal Hermes
25. Praça Brigadeiro Clóvis Travassos - Pilares
26. Parque Ari Barroso - Penha
O show será uma amostragem sintetizada do desenvolvimento do choro, desde a sua origem em 1880 até os dias de hoje, compactada em uma única apresentação de 02 horas. Um apresentador falará sobre cada compositor importante da história do choro, contando casos pitorescos e o CHOROnaPRAÇA executará as suas principais composições. Em cada show será convidado um solista diferente, com instrumentos distintos.

III- PROGRAMAÇÃO
AOS SÁBADOS no HORÁRIO: 11:00 horas às 13:00 horas

IV- PROMOÇÕES PARALELAS (opcionais)
Durante as apresentações acontecerão promoções paralelas, de modo a incentivar o interesse do público e abrilhantar o evento.
· Sorteio de Brindes e/ou CD;
· Locutor intercalando as apresentações, resaltando os compositores de cada fase do choro .
· Painel fotográfico contando em fotos e textos toda a história do choro.
- Degustação do produto produzido pelo patrocinador.

V - MIDIA ALTERNATIVA
· MÍDIA ESPONTÂNEA
- Contratação de profissional em Assessoria de Imprensa, para trabalho antes, durante e após o evento, junto aos veículos de comunicação do Rio de Janeiro, garantindo um retorno para o Patrocinador.
· MATERIAL PROMOCIONAL
- Colocação de cartazes alusivos ao evento em estabelecimentos próximos dos locais das apresentações, na semana do evento. - Camisetas para os músicos e equipe.
· MATERIAL DE MERCHANDISING
Instalação de material de merchandising na proximidade e área do evento, sendo:
- (2) Faixas informativas, nos acessos à praça, na semana do evento;
- (2) banners com logomarcas;
- (2) banners com fotos e textos sobre o CHORO

VI- INFRA-ESTRUTURA
· Equipe de Produção
(01)Coordenador
(01)Assistente
(01)Locutor apresentador
(02 ) pessoas p/ colocação de cartazes
(01) recepcionista
· Som - Contratação de empresa com equipamento de som.
· Uniformes equipe - Criação de layout e confecção de camisetas para a equipe: 5 músicos, 1 locutor, 1 recepcionista
.

· Criação do material - Contratação de profissional para criação de layout de todo material gráfico e de merchandising.
· Material Impresso - 150 cartazes (0,30m x 0,40m), em papel offset.
· Cenografia
- Confecção de:
(02) faixas, medindo: 4,00m comp. x 1,00m alt.
(04) banners, medindo: 0,80m larg. X 1,40m alt.
· Assessoria de Imprensa
- Contratação de profissional para envio de release para os veículos de comunicação do Rio de Janeiro. Incluso: fotógrafo e clipping impresso. ·